quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Outubro Rosa

Oi meninas! Vocês já escutaram falar do Outubro Rosa?
Vamos explicar um pouquinho como começou esse movimento internacional que tem como foco a saúde e bem-estar da mulher.


O laço cor-de-rosa e a rosa são os símbolos do movimento.




História
Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos lugares no mês de outubro dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Era outubro de 1983 quando uma corrida de cinco quilômetros pelas ruas de Dallas (EUA) atraiu 800 pessoas para arrecadar fundos e chamar atenção para o câncer de mama. A promessa de levar mais mulheres a conhecer e combater a doença foi de Nancy Brinker, que havia visto, três anos antes, a irmã Susan morrer aos 36 anos. Desde então, a Fundação Susan G. Komen For the Cure tem inspirado a mobilização em diversos países. Acessórios e laços cor de rosa viraram símbolo da campanha pelo mundo.

Campanhas
O evento cresce no Brasil a cada nova edição, desde 2008, tanto em termos de adesão de empresas, entidades, ONGs, instituições de saúde, órgãos públicos e privados, quanto como evento em si, com ações que acontecem em várias localidades brasileiras.
Em várias cidades as prefeituras, ou mesmo empresas locais promovem eventos ligados ao temas, para chamar a  atenção dessa doença tão grave.
São feitas, caminhadas, palestras educativas, mutirão de exames de mamografia, doações de cabelos para fazer perucas, entre muitos outras ações.
Existe uma ação também de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.



ONGS
Existem inúmeras Ongs - Organizações não governamentais - que fazem o trabalho de prevenção  e diagnóstico precoce do câncer de mama. 
Nós apoiamos a IBPC ( Instituto Brasileiro de Prevenção do Câncer ) .
A IBPC tem como principal objetivo de promover a prevenção do câncer na população por meio da informação e conscientização. A prevenção por meio da nutrição saudavel que a principio é o principal pilar do desenvolvimento do câncer. Ainda, atividade física e procurar ter um meio ambiente menos contaminado e tóxico ao nossso organismo.
Nos entendemos que a prevenção começa muito antes de fazer os exames, precisamos nos informar e nos conscientizarmos a ter hábitos mais saudáveis e ai sim estaremos evitando o câncer.



Para mais informações do IBPC entre no site http://www.prevencaodocancer.org.br/ e na pagina do facebook https://www.facebook.com/prevencaodocancer .


O câncer de mama  mata mais de 12 mil mulheres por ano no Brasil. Vamos mudar esses números, passe essas informações para todas as mulheres que vocês conhecem ( mães, tias, amigas, primas )  e vamos no cuidar! A saúde é o maior bem que possuímos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário